domingo, 28 de março de 2010

Comparando os jogos: Adventure Island (NES) vs Wonder Boy (Master System)






Quando criança, tive um Nes com um cartucho que continha 110 jogos! Um desses jogos era o Adventure Island.
Adventure Island era como um dos muitos jogos de aventura/plataforma da era 8 bits. Joguei bastante esse jogo, mas não me lembro de conseguir passar da terceira fase (caverna), ontem tentei passar jogando no emulador e acreditem: Não passei da terceira fase!
Mesmo quando eu ainda tinha meu Nes, meu pai me deu o "poderoso" Master System. Como representante oficial da SEGA no Brasil, a Tec Toy, muito caprichosa na época, colocava na embalagem dos jogos vendidos, um pôster que no verso continha um catálogo com os jogos lançados e uma foto para ilustrar. Pois bem, ao ver a foto de um jogo chamado Wonder Boy, reconheci o cenário e os inimigos do jogo Adventure Island nele.
Hoje, mais de vinte anos finalmente fiz uma comparação entre tais jogos e ver qual, na minha modesta opinião é o melhor.



GRÁFICOS:
Bem, desde que o mundo é mundo, a primeira comparação é sobre os gráficos. Wonder Boy vence neste quesito, muito mais bonito e colorido, pelo menos o primeiro estágio, único que joguei. Ponto para a SEGA
SOM:
As músicas de Adventure Island são boas, mas nada de mais, porém a música do game da SEGA no primeiro estágio, achei bem repetitiva, ponto para o game da Hudson.
JOGABILIDADE:
De Longe Adventure Island é muito melhor neste quesito. Os controles respondem bem, um botão atira e o outro pula, para correr segure o de tiro e se pular enquanto corre, o personagem pula mais alto, já em Wonder Boy, não consegui correr e muito menos pular alto, pulei alto duas vezes mas não sei como consegui; cnclusão: não passei do primeiro estágio no jogo da SEGA. Ponto para Adventure Island.


APRESENTAÇÃO:

Os dois jogos são parecidíssimos, não dá pra saber quem plagiou quem. O cenário, os inimigos, a barra de life, as armas como a machadinha e até o skate estão nos dois jogos, no mesmo lugar do estágio, incluindo também as duas pedras que vêm rolando o morro.
As maiores diferenças estão nos sprites do personagem principal e do anjo da guarda que dá invencibilidade momentânea. Apesar de que no jogo da Sega você sabe que está atrás de sua namorada e no da Nintendo,não se sabe porque está na ilha dou empate para os dois jogos.


PLACAR:
Adventure Island: 3
Wonder Boy: 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário